A Autorrealização III
Quem Vê e o Que É Visto?
Segundo o Dṛg-Dṛśya-Viveka de Śaṅkarācārya
O Conhecimento da Verdade
Segundo o Tattva Bodha de Śaṅkarācārya
O Discernimento Entre o Que É o Eu e o Que Não É o Eu. Segundo o Atma Anatma Viveka de Śaṅkarācārya

Quem Vê e o Que É Visto?
Segundo o Dṛg-Dṛśya-Viveka de Śaṅkarācārya
“Ninguém que não tenha se afastado da má conduta, cujos sentidos não estejam sob controle, cuja a mente não esteja em repouso, pode atingir o Ātman, o Eu, por meio da inteligência.”
O Dṛg-Dṛśya-Viveka é reconhecido como um tratado (prakaraṇa) de filosofia Vedānta com apenas 46 versos realizando um questionamento profundo sobre a distinção entre o “observador ou testemunha” (dṛg) e o que é “observado” (dṛśya).
Ele também dá uma visão geral do que é o samadhi, esclarecendo o que é o savikalpa e o nirvikalpa samadhis, e especialmente outra explicação sublime do aforismo tat tavn asi sobre a identidade do Atman (Eu) e Brahman.
Este tratado é de extrema valia para os praticantes do caminho da indagação. Para se alcançar a autorrealização, o melhor caminho é a indagação, o questionamento com a pergunta fundamental: “quem sou eu?”
A forma é percebida e os olhos
são os percebedores. Os olhos são os percebidos e a mente é a percebedora. A mente que sempre se modifica é percebida pelo Eu, a Consciência, que é realmente o percebedor de tudo. Mas a Consciência é testemunha silenciosa, que ninguém percebe.
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