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A Autorrealização III

Quem Vê e o Que É Visto?

Segundo o Dṛg-Dṛśya-Viveka de Śaṅkarācārya

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O Conhecimento da Verdade

Segundo o Tattva Bodha de Śaṅkarācārya

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O Discernimento Entre o Que É o Eu e o Que Não É o Eu. Segundo o Atma Anatma Viveka de Śaṅkarācārya

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Quem Vê e o Que É Visto?

Segundo o Dṛg-Dṛśya-Viveka de Śaṅkarācārya

“Ninguém que não tenha se afastado da má conduta, cujos sentidos não estejam sob controle, cuja a mente não esteja em repouso, pode atingir o Ātman, o Eu, por meio da inteligência.”

 

O Dṛg-Dṛśya-Viveka é reconhecido como um tratado (prakaraṇa) de filosofia Vedānta com apenas 46 versos realizando um questionamento profundo sobre a distinção entre o “observador ou testemunha” (dṛg) e o que é “observado” (dṛśya).

 

Ele também dá uma visão geral do que é o samadhi, esclarecendo o que é o savikalpa e o nirvikalpa samadhis, e especialmente outra explicação sublime do aforismo tat tavn asi sobre a identidade do Atman (Eu) e Brahman.

 

Este tratado é de extrema valia para os praticantes do caminho da indagação. Para se alcançar a autorrealização, o melhor caminho é a indagação, o questionamento com a pergunta fundamental: “quem sou eu?”

A forma é percebida e os olhos

são os percebedores. Os olhos são os percebidos e a mente é a percebedora. A mente que sempre se modifica é percebida pelo Eu, a Consciência, que é realmente o percebedor de tudo. Mas a Consciência é testemunha silenciosa, que ninguém percebe.

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